في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
Recuperação de informação (RI) é uma área de pesquisa que lida com o armazenamento de documentos e, principalmente, a recuperação da informação associada a eles a partir de uma necessidade de informação do usuário, por meio de um grupo de tarefas como a busca ad-hoc, a filtragem, o roteamento e possivelmente outras.
Atualmente, a maior parte da pesquisa está relacionada ao uso do computador para realizar essas tarefas, sendo importantes as contribuições de pesquisadores da Computação, porém suas origens estão na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, onde também são feitas contribuições de relevo. Seus efeitos, antes restritos a um público mais restrito, os usuários de bibliotecas ou pesquisadores em coleções de documentos, mas seu impacto se tornou essencial ao dia a dia com o aparecimento da World Wide Web e a internet comercial e a necessidade de mecanismos de busca.
Grande parte da pesquisa é sobre como retornar a melhor resposta para uma busca por informações em documentos, busca pelos documentos propriamente ditos ou busca por metadados que descrevam documentos. A mídia pode estar disponível sob forma de textos, de sons, de imagens, vídeos ou filmes ou de dados.
O maior desafio está na questão de bases muito grandes e infinitas na prática, como a World Wide Web.
Um das característica que definem a recuperação da informação e a separa do acesso tradicional aos bancos de dados é que não há uma resposta definitivamente correta a uma consulta, pois tudo depende da necessidade de informação do usuário naquele instante, assim a teoria básica de Bando de Dados e linguagens como SQL não atendem seus requisitos.